O Dia Mundial da Saúde relembra que o cuidado deve estar presente todos os dias
O Dia Mundial da Saúde, comemorado em 7/4, é uma data essencial para reforçar a importância do cuidado com o bem-estar e a qualidade de vida. Porém, essa preocupação deve estar presente todos os dias, e não apenas quando a saúde está em risco. Aliás, você sabia que a escolha certa em momentos simples do dia a dia, como na alimentação e na hora de dormir, faz a diferença na sua saúde?
Hábitos comuns que podem melhorar a saúde do presente e do futuro:
- Deixe seu almoço ou jantar mais colorido – ao incluir legumes e verduras em cada refeição, garantimos uma boa quantidade de vitaminas e minerais que preservam e beneficiam o organismo.
- Sempre que possível, escolha a escada – sem tempo para fazer academia ou praticar algum esporte? Subir escadas é um hábito simples que fortalece os músculos e ajuda a manter o corpo ativo.
- Não consegue viver sem um docinho? Experimente diminuir a porção – o excesso de açúcar causa processos inflamatórios no corpo e aumenta as chances de desenvolver diabetes tipo 2, mas nem sempre é possível largar aquele docinho após o almoço. Uma solução para melhorar essa situação é reduzir as porções pela metade, o que ajuda a melhorar a saúde sem deixar de lado o sabor.
- Sempre que puder, levante-se da cadeira e alongue o corpo – muitos cargos exigem que os profissionais permaneçam sentados ao longo do dia, mas esse hábito prejudica a circulação do sangue e pode aumentar as chances de trombose. Uma boa forma de remediar esse efeito é fazendo pequenas pausas durante o dia para alongar o corpo e movimentar as pernas.
- Tome um banho quente antes de dormir – o banho quente relaxa os músculos e contribui para uma boa noite de sono, momento em que o organismo faz diversos processos celulares e metabólicos que beneficiam a saúde. Quando o sono está inquieto, o organismo não consegue conduzi-los de maneira adequada, o que pode contribuir para o cansaço no dia seguinte.
Outro hábito muito importante que deve ser inserido na rotina são as consultas médicas regulares para avaliação da saúde, principalmente para quem já tem alguma condição diagnosticada, como hipertensão, diabetes tipo 2 ou alguma doença comum na família. Por isso, não se esqueça de marcar o retorno ao médico e fazer os exames solicitados.